Nossas reflexões do encontro de hoje foram sobre o valor do jogo para as crianças da Educação Infantil e quais são as metas para o trabalho com jogos. Levamos o jogo Jenga para ser apreciado, garanto que tanto quem jogou, quanto quem ficou apenas assistindo, aproveitou muito o momento. Nós que estávamos apenas observando, também sofremos a cada jogada, torcendo para que a torre não caísse, foi uma emoção só!
Quem saiu do encontro querendo saber um pouco mais do jogo Jenga, é só acessar o site Wikipédia.
Depois de jogar fizemos algumas reflexões sobre os procedimentos de jogo utilizados pelas jogadoras. Logo após fizemos uma discussão em grupo de fragmentos do texto Jogos na Escola, onde pudemos perceber alguns cuidados ao levar jogos para as crianças e quais as aprendizagens proporcionadas a elas. Vale lembrar um dos itens muito discutido, que foi a questão de levar os jogos inicialmente como atividade humana, tendo em vista apenas o jogo como prazer, mostrando às crianças os procedimentos básicos de jogo, tais como escolher quem inicia a partida, definir a ordem das jogadas, entre outros. Também foram relembradas as metas com as crianças. Espera-se que as crianças:
–Tenham os jogos ao seu alcance;
–Tenham autonomia para se organizar para o jogo;
–Escolham os jogos de sua preferência;
–Conheçam e façam uso dos procedimentos básicos para jogar;
–Usem os jogos com cuidado e guardem-nos;
–Conheçam variados tipos de jogos;
–Demonstrem prazer em jogar;
–Possam interagir com outras crianças para jogar;
–Estejam jogando de verdade;
–Possam vivenciar momentos de jogos com crianças de outras faixas etárias.
Analisamos também um vídeo com "crianças jogando de verdade", visualizamos as metas com as crianças em prática. E para terminar refletimos sobre o que nós enquanto profissionais precisamos saber para atingir todas as metas.
Foi um encontro muito rico! Parabéns a todos que se empenharam para o sucesso de cada momento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário